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PIBID

Objetivo Geral

 

Implementar o Programa de Iniciação à docência como aparato necessário a formação inicial dos estudantes de licenciatura da UFERSA e a formação continuada de professores da educação básica estadual e municipal do RN através da construção de saberes, experiências e reflexões sobre linguagem, inclusão e tecnologias educacionais favoráveis a unidade teoria-prática nas dimensões institucional, profissional, e de participação social.

 

Objetivos Específicos

 

  • Dimensão Institucional

 

a) Reforçar o contexto de colaboração entre Universidades, Secretaria de
Educação do Estado do RN e Secretarias Municipais de educação dos Municípios das escolas parceiras;

b) Dialogar com as Práticas Pedagógicas Programadas – PPPs, compartilhando
as experiências do PIBID;

c) Ampliar a reflexão sobre a Formação Inicial Docente, PIBID e PPPs, visando
a valorização da identidade e profissionalização docente.

 

  • Dimensão Profissional

 

a) Inserir os licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública
proporcionando-lhes oportunidades de participação em práticas docentes de
caráter interdisciplinar;

b) Discutir concepções teóricas fundamentais para o trabalho com a linguagem
na escola, considerando os eixos estabelecidos na Base Nacional Comum
Curricular, a saber: oralidade, escrita, conhecimento linguístico e dimensão
intercultural;

c) Contribuir para a articulação teórica e prática, tendo como eixos do processo
formativo as linguagens em suas diversas formas de manifestação, bem como a
inclusão em seus vários aspectos;

d) Projetar e implementar no contexto escolar e no ambiente acadêmico
propostas metodológicas apoiadas nas tecnologias educacionais articuladas aos
objetivos do ensino básico;

e) Promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas tornando o
conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno através do viés
interdisciplinar;

f) Mobilizar os professores das escolas parceiras a integrar-se como
co-formadores dos futuros docentes e ao mesmo tempo possibilitando-lhes
oportunidades de formação social.

 

  • Dimensão de Participação Social

 

a) Desenvolver diferentes letramentos para o aprimoramento da leitura e da
escrita no espaço escolar, dando visibilidade a participação social;

b) Desenvolver nos/as estudantes a percepção e a investigação a respeito da
importância da biodiversidade e sociodiversidade do semiárido para manutenção
do patrimônio natural e cultural das comunidades em que vivem;

c) Estimular o debate acadêmico-científico sobre a formação docente e saberes
da práxis com ênfase no conhecimento profissional endereçado ao ensino
público, no âmbito dos sistemas de ensino (Secretarias de Educação) e escolas
públicas de Educação Básica;

d) Promover o debate acadêmico-científico sobre os impactos do PIBID na
formação inicial e continuada do docente, no contexto cultural dos/as alunos/as
e sua relação com a BNCC.

23 de março de 2023. Visualizações: 359. Última modificação: 24/03/2023 12:09:13