O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa do Ministério da Educação, integrada à Política Nacional de Formação de Professores. O programa tem como objetivo principal fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica pública no Brasil e para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.
Objetivos
- Incentivar a formação de professores para a educação básica em nível superior e fortalecer os cursos de licenciatura das IES participantes;
- Enriquecer a formação teórico-prática dos estudantes de licenciatura;
- Promover a integração entre a educação superior e a educação básica, estabelecendo colaboração mútua entre IES, redes de ensino e escolas;
- Inserir licenciandos no cotidiano das escolas públicas de educação básica, proporcionando oportunidades de criação e participação em experiências pedagógicas inovadoras e interdisciplinares;
- Valorizar as escolas públicas como espaços privilegiados para a formação inicial de professores, mobilizando seus docentes como coformadores;
- Contribuir para a construção e valorização da identidade profissional docente dos licenciandos;
- Induzir a pesquisa, a extensão e a produção acadêmica colaborativa com base no contexto escolar;
- Aprimorar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura das IES a partir das experiências do Pibid;
- Proporcionar aos licenciandos vivências da cultura escolar e do magistério, por meio da apropriação e reflexão sobre os instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.
Modalidades de bolsa
Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, a Capes concede cotas de bolsas às Instituições de Ensino Superior (IES), que são responsáveis pela seleção dos bolsistas participantes dos subprojetos aprovados. Há diferentes modalidades de bolsas, pagas diretamente pela Capes aos participantes:
- Bolsista de iniciação à docência: Estudante de licenciatura regularmente matriculado em curso participante do projeto institucional, com dedicação mínima de 10 horas semanais ao Pibid.
- Professor supervisor: Professor da escola pública responsável por acompanhar e supervisionar os bolsistas.
- Coordenador de área: Professor da IES responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento das atividades de iniciação à docência em sua área, bem como pelo diálogo com as escolas.
- Coordenador de área de gestão de projetos educacionais: Professor da IES que apoia a Coordenação Institucional e é corresponsável pelo Projeto Institucional.
- Coordenador institucional: Professor da IES responsável pelo planejamento, organização e execução das atividades previstas no projeto institucional, garantindo sua unidade e qualidade.
As bolsas são pagas diretamente ao bolsista pela Capes via crédito bancário.
Os detalhes sobre os requisitos e as atribuições dos bolsistas estão descritos no regulamento do programa, disponível na Portaria Capes nº 90/2024 e no Edital nº 10/2024.
Fonte: Capes – Pibid